terça-feira, 26 de agosto de 2014

África

 ÁFRICA

O continente africano ocupa o segundo lugar em extensão no planeta Terra e que é o mais quente, tendo desertos abrasadores, densas florestas tropicais e extensas savanas cheias de vida.
Com culturas muito variadas, os habitantes vivem na sua maioria no campo, sendo cada vez mais os que vão para as cidades em busca de trabalho.



 Em termos de biodiversidade a África possui uma das zonas mais ricas e diversas do mundo, vão do deserto até as florestas tropicais e aos recifes de corais, tendo como exemplo a ilha de Madagascar, que tem a maior biodiversidade de fauna e flora de todo o planeta, que abriga milhares de espécies de aves, repteis, anfíbios, etc., e alguns só existentes em seu território.






 Os dois maiores desertos da África são: O Saara que possui 9.000.000 Km² e é o maior do mundo localizado na parte norte da África, enquanto deserto do kalahari possui 600.000 Km²  e fica na porção sul do continente africano.


  - VOCÊ SABIA?


  Grande número de imigrantes africanos de Senegal  e Gana, vem para Caxias do Sul em busca de emprego.
A Polícia Federal de Caxias, encontra mais facilidade para conseguir o documento que garante estadia no país por no mínimo um ano.
 Os senegaleses começaram a chegar a quatro anos atrás, a indústria alimentícia da cidade absorvia a mão de obra; porém agora o mercado está saturado.


Imigrantes ganeses buscam emprego em Caxias do Sul, na serra gaúcha (Foto: Reprodução/RBS TV)

Já nevou no deserto do Saara?

              Continente Africano

Já nevou no deserto do Saara?


Já, sim! O fenômeno só rolou uma única vez, mas foi uma nevasca bem no coração do deserto. Tudo ocorreu em 18 de fevereiro de 1979, no sul da Argélia. Existem poucos relatos científicos sobre o fato, mas é provável que a nevasca tenha acontecido durante a noite, quando a temperatura no deserto pode cair abaixo de 0 ºC. A tempestade de neve durou apenas meia hora e não deixou vestígios, pois a neve derreteu em poucas horas. Os cientistas arriscam que a principal explicação para a nevasca no Saara é a baixíssima umidade do local. Isso ocorre porque as montanhas do Atlas, ao norte do Saara, "emparedam" o deserto, impedindo a entrada de ar úmido. A tempestade deve ter rolado à noite - o fato é que, para rolar uma nevasca, a temperatura não precisa estar abaixo de zero. "Existem muitos registros de neve a até 12 ºC, e o Saara pode perfeitamente ter atingido essa temperatura durante a noite", diz Andrew. Se a neve é um fenômeno raro em desertos quentes, não é tão difícil de acontecer nos desertos frios. Um exemplo é o deserto de Atacama, no Chile, que tem uma camada de neve que nunca chega a derreter em suas partes mais altas.